10 mitos e verdades sobre baterias de celular




Passamos a maior parte de nosso dia colados a nossos celulares. Seja para diversão, trabalho ou localização, estamos sempre dependentes desses aparelhos em nosso cotidiano. E otimizar o uso da bateria é importante para não sermos pegos desprevenidos e ficarmos na mão.

Desempenho de bateria está entre as maiores queixas dos usuários de celulares. O consultor em tecnologia Everton Vianna elenca alguns mitos e verdades sobre baterias de celulares, além de trazer dicas de como otimizar seu uso.

Mitos e verdades sobre baterias de celular

Bateria viciada

Mesmo que não tenha mais o desempenho de antes, demore mais tempo para carregar ou descarregue muito rápido, não significa que sua bateria está viciada. As baterias de hoje são de íon de lítio, o que significa que elas não viciam e permitem cargas parciais sem estragá-las. Antigamente isso acontecia porquê eram de níquel-cadmio, ou seja, possuíam memória.

Ao comprar um celular é necessário fazer a primeira carga completa

Os celulares costumam ser vendidos com uma carga parcial e como as baterias atuais não viciam, fica a critério do usuário fazer a primeira carga ou não. Isso não irá influenciar no desempenho.

10 mitos e verdades sobre baterias de celular

Descarga total

Por causa da tecnologia das baterias (íon e lítio), a descarga total é um dos fatores que diminuem sua vida útil. Porém não se desespere, grande parte das empresas sabem desse problema e programam o desligamento do aparelho com cerca de 5% de carga, garantindo a vida útil da bateria.

Deixar o celular carregando por um longo período

Tudo depende, neste caso vale fazer algumas pontuações. Caso o carregador seja original e sem defeito, não há problema. Os celulares atuais saem de fábrica com um dispositivo que corta a energia quando chegam em 100%, evitando superaquecimento. Caso não seja original, é melhor ficar de olho. Essa comunicação entre carregador e aparelho é falha e pode aquecer o celular, queimando o smartphone ou até mesmo colocando sob risco de explosão.

Fazer uso do celular enquanto ele esta carregando

Em teoria, acarretaria em uma maior demora na carga. Porém as altas temperaturas enfraquecem a performance da sua bateria e que pode ocasionar danos à alguns componentes do celular. Sendo assim, utilizar aplicativos pesados, ou jogos pesados ao mesmo tempo em que coloca carga, pode superaquecer o celular. O ideal é que se durante o uso sentir o aparelho aquecendo, desligue-o imediatamente, ou retire do carregador.

http://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/baterias-de-celular.jpghttp://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/10/baterias-de-celular-150x150.jpgIkie ArjonaTecnologia
Passamos a maior parte de nosso dia colados a nossos celulares. Seja para diversão, trabalho ou localização, estamos sempre dependentes desses aparelhos em nosso cotidiano. E otimizar o uso da bateria é importante para não sermos pegos desprevenidos e ficarmos na mão.Desempenho de bateria está entre as maiores queixas...