Dicas para o fim de semana: exposição ‘Ra.di.can.te’ de Regina Johas

Dicas para o Fim de semana: exposição 'Ra.di.can.te' de Regina Johas

Não sabe o que fazer no fim de semana? Então confira essa dica: inspirada pela literatura de Nicolas Bourriaud: Radicante, Regina Johas traz exposição individual, que acontece até 08 de outubro na Galeria Sancovsky (Praça Benedito Calixto, 103, São Paulo – SP), em São Paulo, que usa do mesmo nome e ponto de partida que Bourriaud para apresentar suas investigações sobre deslocamentos, localizações, fluxos, relatos, lugares e pertencimento.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

O conceito do estudo valoriza o conhecimento da Botânica para explorar as raízes a partir de diversos pontos de sua extensão, distribuído assim sua fixação, destacando o sujeito radicante, criando raízes e se ramificando por onde passa, assim como a planta, trazendo um novo método para compreender a arte contemporânea.

O curador brasileiro Douglas de Freitas, reuniu registros de Regina colhidos ao longo dos últimos dois anos, nos mangues de Celestún, situados na província de Yucatan (México) e nas rotas do ciclo do açúcar de Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte (Brasil). Juntam-se a eles, sons e imagens capturadas em viagens entre o continente europeu e americano, assim como apropriações de filmes de mangues realizados por outros artistas.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/filmes.php’); ?> [/insert_php]

Para a artista, imagens e sons são anotações, rabiscos, fragmentos temporais e transitivos que atentam para apontamentos de instantes fugidios. As obras apresentadas na exposição são o lugar de cruzamento de conhecimentos, aproximações e semelhanças, onde escrita, corpo, imagem, cor e movimento se tocam.

Nos trabalhos, versos e palavras se sobrepõem aos chapados de cor e imagens de mangues, raízes dessa botânica radicante, previamente manipuladas e espelhadas pela artista.

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.