Ditados Populares Errados que você sempre pensou estarem certos!

Uma das matérias que mais atrai audiência no site é a nossa lista de significados dos ditados populares , isso deve acontecer porque essas frases são muito úteis quando resolvemos fazer alguma metáfora ou queremos resumir uma ideia em apenas algumas poucas palavras. Essas expressões são geralmente de autoria desconhecida e estão no imaginário popular a muitos séculos, mas é aí que mora o perigo.




Perigo? Sim! E se dissesse que você passou a vida inteira usando diversos ditados populares errados? Não precisa ter vergonha, alguns dos ditados mais tradicionais e usados no mundo são ditos de forma errada.

Confira também

Lista ditados populares mais conhecidos

Se você dúvida que já falou muita coisa errada, confira logo abaixo diversas dessas expressões.

1 – Quem tem boca vai a Roma

Ditados Populares Errados que você sempre pensou estarem certos!

Aqui temos um ditado onde o erro é o acerto. A maioria das referências diz que o original deveria ser “Quem tem boca vaia Roma!” em referência a vaiar a cidade sede do império romano. Aposto que você pensou que era isso, não é? Bom, segundo o Prof. Pasquale, esse ditado está quase correto já que o original em italiano é “Chi ha (la) lingua arriva a Roma” ou algo como “Quem tem língua chega a Roma”. Esse você errou por achar que estava errado!

2 – Cuspido e escarrado

O ditado correto é “Esculpido em Carrara”. Carrara é um local na Itália conhecido desde a época do Império Romano pela extração de mármore. No mármore se fazia copias bem fieis das pessoas e animais, por isso a analogia.

3 – São ossos do ofício

A expressão certa é: “São ócios do ofício”. A frase assim se aplica em casos onde um trabalho muito duro traz benefícios.




4 – Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão

Você passou a sua infância inteira cantando a cantiga errada! O correto é “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. A rama faz referência as raízes desse leguminosa.

5 – Quem não tem cão, caça com gato

Ditados Populares Errados que você sempre pensou estarem certos!
Não, você não vai usar o pobre felino para caçar! A versão correta dessa frase é “Quem não tem cão caça como gato!”. Ou seja, se você não tiver um cachorro terá de caçar solitário como um gato.

6 – Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro

O correto é “Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”. A expressão é utilizada para crianças que não param de se mexer e parecem estar incomodadas com bichos pelo corpo.

7 – Cor de burro quando foge

A expressão original desse famoso ditado é: “Corro de burro, quando foge.” Se você não entendeu é porque nunca viu o estrago causado por um burro fugindo.




8 – Enfiou o pé na jaca

A versão correta é muito próxima da popular: “Enfiou o pé no jacá”. A possível explicação para isso remonta ao tempo em que os bares, na parte da frente, vendiam mercadorias nos jacás, cestos de taquara trançados. Quando alguém bebia demais, não era capaz de desviar e enfiavam o pé dentro dos cestos.

9 – Hoje é domingo, pé de cachimbo

Ditados Populares Errados que você sempre pensou estarem certos!
O termo correto é: “Hoje é domingo, pede cachimbo.” Ditado era usado dessa forma porque fumar cachimbo era um habito associado a relaxar e tem dia melhor para fazer isso que domingo.

10 – Cada um com seu cada um

A expressão correta é “Cada um com seu cada qual”. Seria algo como cada um com seus problemas.

Ditados populares que você acha que fala certo… só que não!


No vídeo do canal O Curioso você vai aprender mais alguns ditados populares que você já deve ter dito e ouvido errado.

E aí, quantos ditados dessa lista você usou errado durante a vida toda? Se você sentiu falta de alguma expressão, basta deixar seu comentário e vamos explicar para você!

http://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/ditados-populares-errados.jpghttp://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/08/ditados-populares-errados-150x150.jpgLeonardo Pereira CruzCuriosidades
Uma das matérias que mais atrai audiência no site é a nossa lista de significados dos ditados populares , isso deve acontecer porque essas frases são muito úteis quando resolvemos fazer alguma metáfora ou queremos resumir uma ideia em apenas algumas poucas palavras. Essas expressões são geralmente de autoria...