A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson | Sinopse e Resumo


Robert Louis Stevenson (1850-1894) é considerado um dos maiores escritores da literatura mundial. Inexcedível no gênero de romances de aventuras, é autor deste A ilha do tesouro (1883), sua primeira obra de ficção extensa. O reconhecimento que recebeu após a publicação deste livro cresceu com o lançamento de O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde (O médico e o monstro), de 1886.

Sinopse: Stevenson concebeu A ilha do tesouro para o divertimento de seu enteado, Lloyd Osbourne, que tinha doze anos em 1881. Escrevendo a seu amigo W. H. Henley a respeito do novo livro, ele declarou que “”se isto não encantar os garotos, ora, então eles mudaram muito desde que eu era criança””. Uma história de piratas, com um mapa, um tesouro, um motim e um cozinheiro de bordo com uma perna só, A ilha do tesouro permanece uma das histórias de aventuras mais amadas da literatura.

Avaliação do Leitor de A Ilha do Tesouro

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

A aventura de uma vida que o grumete Jim Hawkins enfrenta é povoada por emboscadas, bucaneiros, mapas de tesouro, papagaios, pernas de pau e motins – em uma quantidade que é quase impossível não ter a sensação de “”já li essa história antes””.

Não da maneira como exatamente nos acostumamos – o primeiro terço é todo sobre a estadia do temível pirata Billy Bones na estalagem da família do jovem Jim e o grande antagonista da trama e seu personagem mais icônico, Long John Silver, tem uma introdução quase que tardia na trama. Mas quando Stevenson coloca sua aventura no mar, temos momentos verdadeiramente marcantes e clássicos da literatura de aventura. E aí, o que você achou do livro A Ilha do Tesouro? Conte para nós nos comentários!