Livros que todos gostam, menos você




Nossos gostos literários são construídos de diversas maneiras, seja por indicações de amigos, costumes, necessidade acadêmica, identificação com as personagens abordadas na história e até o marketing gerado pelas editoras.

É muito complicado definir o que é bom ou ruim e esse não ponto que vamos abordar neste artigo. A ideia é listar algumas obras que obtiveram muito sucesso de público ou crítica, mas não se encaixam em meu gosto.

Vou listar cinco livros e colocar uma pequena resenha neutra de obras que não me agradam e reforço que não é um julgamento sobre certo e errado, pois estamos tratando de gostos e o importante é cada um estar satisfeito com aquilo que consome, desde que não ofenda a ninguém.

Tom Clancy – A Caçada ao Outubro Vermelho

Livros que todos gostam, menos vocêO primeiro romance do norte-americano Tom Clancy ganhou vida além das páginas do livro e deu origem ao filme homônimo de 1990 que contou com Alec Baldwin no papel do protagonista Jack Ryan e ainda trouxe Sir Shean Connery como comandante do submarino Outubro Vermelho.

Segue a sinopse do livro feita pela editora Record que publicou o livro no Brasil:

A mais importante embarcação soviética – um moderníssimo submarino equipado com mísseis poderosos e um sistema de camuflagem que torna sua localização quase impossível – está tentando fugir para os Estados Unidos. No comando, um dos mais conceituados oficiais, agora perseguido por toda a esquadra soviética do Atlântico, que tem ordens do Kremlin para destruir o desertor a qualquer preço. Se a Marinha americana encontrar o Outubro Vermelho a tempo e conduzi-lo com segurança a uma de suas bases navais, dará o maior golpe de espionagem de todos os tempos.


COMPRAR

 

Agatha Christie – Assassinato no Expresso do Oriente

Livros que todos gostam, menos você

Apesar de crescer cercado da coleção de Agatha Christie, pois minha mãe era assinante do praticamente extinto Clube do Livro, nunca tive grande interesse em romances policiais. Tanto a prosa quanto o requinte literário são soberbos, mas não são para mim.

Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve para o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.



COMPRAR

 

James C. Hunter – O Monge e o Executivo

Livros que todos gostam, menos vocêO líder de referências em palestras motivacionais e workshops de empreendedores de palco está nessa relação para representar todas as fábulas motivacionais que sazonalmente entram nas listas de livros mais vendidos.

Atente para esta sinopse e entenderá o que quis dizer no parágrafo anterior:

Você está convidado a se juntar a um grupo que, durante uma semana, vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. 
É impossível ler este livro sem sair transformado. “O Monge e o Executivo” é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.


COMPRAR

John Green – A Culpa É das Estrelas

Livros que todos gostam, menos vocêUm fenômeno em vendas, impulsionado campanhas massivas e com um autor que é uma máquina de produzir best sellers. O tipo de escrita que traz temas emocionais e inspiradores para ser consumido facilmente e posteriormente ser transformado em filme.

Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer – a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam. 

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 


COMPRAR

C.S. Lewis – As Crônicas de Nárnia

Livros que todos gostam, menos vocêO efeito que Harry Potter causou em mim só foi possível por conta da idade que comecei a ler a série, algo que não aconteceu com a obra de C.S. Lewis. Isso é um problema comum com livros ou séries que são direcionados para o público infanto-juvenil, às vezes chegam tarde demais e perdemos o timing para acompanhar a história da maneira que o autor pretendia.

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinquenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, ‘As crônicas de Nárnia’ continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.


COMPRAR

E qual livro que todo mundo gosta e você não? Fale pra gente nos comentários!

http://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/05/virando-olho-livros.jpghttp://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/05/virando-olho-livros-150x150.jpgIkie ArjonaLivros e QuadrinhosA Culpa é das Estrelas,Agatha Christie,As Crônicas de Nárnia,C. S. Lewis,James C. Hunter,John Green,Literatura,O Monge e o Executivo,Tom Clancy
Nossos gostos literários são construídos de diversas maneiras, seja por indicações de amigos, costumes, necessidade acadêmica, identificação com as personagens abordadas na história e até o marketing gerado pelas editoras. É muito complicado definir o que é bom ou ruim e esse não ponto que vamos abordar neste artigo. A...