Por que você precisa assistir “What Happened, Miss Simone?”

Nina Simone Maquiada

Eunice Kathleen Waymon nasceu em Tryon, Carolina do Norte, em 1933, e sempre sonhou ser uma pianista clássica. Você pode não conhecer seu verdadeiro nome, mas se esteve na Terra nos últimos 82 anos deve ter escutado o nome pelo qual o mundo acostumou a chama-la: Nina Simone.

Uma lenda fundamental da música americana e uma das mais importantes vozes do movimento negro americano, Nina Simone tem sua história destrinchada em detalhes no documentário “What Happened, Miss Simone”. O novo trabalho de Liz Garbus, que estreou no mesmo período em que os EUA voltam a confrontar a ferida ainda não cicatrizada das tensões raciais, mostra toda dor e fúria de uma mulher que representava aqueles que eram obrigados a entrar pela porta dos fundos.

Apenas por contar a história dessa fantástica cantora, você já deveria se sentir na obrigação de assistir esse documentário, porém “What Happened, Miss Simone?” é muito mais que isso. Com destaque para um extenso e inédito material de arquivo ele mostra que, mesmo envolta por fantasmas que a atormentaram durante toda sua vida, sua potente voz pode unir gêneros distintos como o jazz, blues, gospel, soul e música africana a seu background de música clássica para criar músicas fortes como “Mississippi Goddamn” e “Strange Fruit” – que ficou famosa na voz da não menos genial Billie Holiday – e dar voz a luta pela igualdade social e racial.

Confira o trailer de “What Happened, Miss Simone?”

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo, ver o quanto uma mulher de coragem pode fazer para unir e confortar as pessoas é animador. Você precisa contemplar esse belíssimo documentário para entender que seu grito por igualdade e transformação social continua vivo e pulsando em nossas veias.

Se você não conhece Nina Simone, precisa parar o que estiver fazendo e escutar nossa playlist da cantora. Não esqueça de deixar seu comentário!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

Um comentário em “Por que você precisa assistir “What Happened, Miss Simone?”

Comentários estão encerrado.