Poço Superprofundo de Kola: O buraco mais fundo da Terra!

Poço Superprofundo de Kola: O buraco mais fundo da Terra!

Você consegue acreditar que se a tampa da imagem acima fosse removida seria possível ter acesso ao buraco mais profundo da Terra? Esse está localizado na Península de Kola, na Rússia, e é conhecido como Poço Superprofundo de Kola. Como foi dito na matéria sobre a Fossa das Marianas, sabemos mais sobre Marte e alguns outros planetas do Sistema Solar do que sobre o que está embaixo dos nossos pés, por isso cientistas da extinta União Soviética decidiram realizar essa perfuração.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/relacionados.php’); ?> [/insert_php]

Pode parecer um experimento sem tanta importância, mas levou a descobertas importantes. A primeira delas foi o fato de existir água a 12 km na crosta da Terra. Apenas como curiosidade, em 2014 cientistas descobriram um reservatório de água suficiente para encher os oceanos da Terra três vezes a 660 quilômetros da superfície terrestre. Além disso, a cerca de 6,7km foram encontrados 24 microfósseis de plâncton unicelulares totalmente fora do local onde eram encontrados até então.

A perfuração se encerrou ao chegar aos 12 km de profundidade porque as rochas de mais de 2,7 bilhões de anos atingiam temperaturas de até 180° C. Essa temperatura fazia com que as rochas agissem de forma mais plástica que sólida, fluindo e tapando a abertura, impedindo o progresso das perfurações.

Vídeo do Canal SciShow sobre o poço

The Deepest Hole in the World, And What We've Learned From It

O mais impressionante de tudo isso é que os cientistas estimam que a distância até o centro da Terra é de cerca de 6.400 quilômetros. O homem já percorreu cinco vezes os 384.400 km que o separam da Lua, mas não conseguiu nem mesmo arranhar a superfície da Terra.

E aí, o que achou do buraco mais profundo da Terra? Será que algum dia descobriremos como chegar mais longe do que isso? Não esqueça de deixar seu comentário!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.