Projeto Conexão Rural destaca a importância do campo para a cidade




Alunos de escolas da capital paulista participaram este mês do projeto Conexão Rural, que busca levar o campo à cidade por meio do grafite. Com workshops sobre as conexões entre o urbano e o rural, os estudantes transformaram o conhecimento em arte, grafitando os muros de suas escolas.

Em um primeiro momento, os estudantes discutiram em sala de aula a dependência alimentar das cidades em relação à produção do campo, a partir do conteúdo supervisionado pela doutora em geografia da USP Sueli Furlan. Um dos exemplos citados foi o fato de a agricultura familiar garantir 70% do alimento que o brasileiro consome.

Na segunda etapa, os alunos aprenderam sobre a história do grafite e as técnicas utilizadas neste tipo de arte com os grafiteiros Enivo e Mauro Neri. Os profissionais auxiliaram os alunos a desenvolverem obras nos muros das escolas com temas rurais e também deixaram suas marcas. “É um desafio muito interessante estabelecer a relação entre o urbano e o rural e ver como os temas dialogam perfeitamente. O grafite faz transparecer a vida que há na escola. Participar deste projeto foi enriquecedor para mim e para os alunos”, declara Mauro Neri.

Confira também

Arte na Zona Sul, o berço do grafite

Três escolas da Zona Sul, próximas ao Grajaú, o berço do grafite na cidade de São Paulo, participaram do projeto. Na Escola Estadual Santo Dias da Silva, no Jardim Maringá, o tema escolhido para o grafite foi “Feira Livre”; na Prof. Giulio David Leone, no Jardim Presidente, os alunos pintaram “Frutas”; e na Tancredo de Almeida Neves, no Jardim Novo Horizonte, as ilustrações foram sobre “Cana-de-açúcar e Café”. Segundo Enivo, o grafite aproxima os jovens e leva conhecimento por meio da arte. “O projeto deixa um presente para as escolas e será uma memória viva para toda a comunidade”, afirma.

O projeto Conexão Rural tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com patrocínio da Syngenta e produção da Horizonte Educação e Comunicação. Mais informações no site do projeto.

Leonardo Pereira CruzDicas
Alunos de escolas da capital paulista participaram este mês do projeto Conexão Rural, que busca levar o campo à cidade por meio do grafite. Com workshops sobre as conexões entre o urbano e o rural, os estudantes transformaram o conhecimento em arte, grafitando os muros de suas escolas. Em um...