Roteiro para Aïnouz Vol. 3   Don L | Resenha e Perfil




Oriundo de Fortaleza, Gabriel Linhares da Rocha, nome de batismo de Don L, é um dos membros do grupo Costa a Costa, criado em 2005 e que despontou no cenário do rap em 2007. Em 2012 lançou seu primeiro EP solo ‘Vida Premium Beta’, no ano seguinte saiu ‘Caro Vapor/Vida e Veneno de Don L’. Em 2017 ‘Roteiro para Aïnouz Vol. 3’ é lançado e considerado um dos melhores trabalhos do ano.

Sua lírica niilista e qualidade poética são os destaques em seus trabalhos, assim como a versatilidade ao conseguir sintetizar ideias em diversas programações de beats. A organicidade e o teor conceitual presente em RPA 3 são um marco e merece ser objeto de estudo num futuro próximo. A produção desse último trampo é torna a audição do álbum ser espantosamente surpreendente inclusive nos intervalos silenciosos das músicas.

Roteiro para Aïnouz Vol. 3 – Don L

Carregado de sagacidade e lucidez desde os tempos de Costa a Costa, o último registro de Don L deveria servir de objeto de estudo, seja musical ou socialmente.

A capacidade em sintetizar e apontar questionamentos necessários no mercado fonográfico é assombrosa. Claro que o respeito conquistado por tudo que já fez serve para embasar suas críticas, feitas de maneira honesta e cordial, sem questionar pessoas, mas os seus direcionamentos.

A impressão que o EP foi produzido num clima de faço isso porquê posso, vai além do querer apresentar o trampo. Aquela velha história de que quem é bom torna simples o que para outros é impossível. O emprego de conceitos ideológicos e filosóficos faz o álbum transcender a música. Se torna um elemento multifacetado, prioritariamente baseados em ritmo e poesia, mas a ambientação nos traz referências visuais e sensoriais.

O trecho de encerramento de ‘Aquela Fé’ é das coisas mais bonitas já criadas na música brasileira. A simplicidade, a naturalidade e a composição dos elementos mais orgânicos são de uma beleza arrepiante. O silêncio e aquele free jazz na sequência são matadores. Essa música inteira é uma obra prima.

Musicalmente, o EP ‘Roteiro para Aïnouz Vol. 3’ oferece um banquete de poesia e aula de produção de beats. Por ser representante da velha escola, nada ali soa pasteurizado ou recorre às fórmulas e chavões programados para agradar ouvidos preguiçosos. O trabalho possui um contexto, algo conceitual que surpreende e cresce a cada nova audição. Não é um álbum fácil de ouvir, mas é de apego instantâneo.

As referências ao diretor cearense Karin Aïnouz compõe e inspiram grande parte do trampo, onde os reflexos e reflexões propostos por Aïnouz em sua obra, são enquadradas por Don L através de sua perspectivas ao expor ideias e procurar respostas.

Com participações de gente do calibre de Diomedes Chinaski, Terra Preta, Nego Gallo, Fernando Catatau, Thiago França e Lay, o EP se agiganta e incita aos ouvintes a necessidade de reproduzir faixas repetidamente para absorver cada detalhe.
Ouça Aqui:

http://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/09/don-l-15m.jpghttp://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/09/don-l-15m-150x150.jpgIkie ArjonaMusicaDon L
' Oriundo de Fortaleza, Gabriel Linhares da Rocha, nome de batismo de Don L, é um dos membros do grupo Costa a Costa, criado em 2005 e que despontou no cenário do rap em 2007. Em 2012 lançou seu primeiro EP solo 'Vida Premium Beta', no ano seguinte...