12 Coisas que você não sabia sobre Stan Lee

Foto Stan Lee

Stan Lee, o bom velhinho da Marvel, faleceu ontem em 2018 aos 95 anos. Sem medo de errar é possível dizer que Stan Lee talvez seja a personalidade individual mais importante da história dos quadrinhos, pelo menos, com relação as HQ norte-americana. Foi ele que criou o conceito de continuidade e interligação entre as histórias na Marvel e que mais tarde foi copiado pela DC e todas as outras editoras.

Apesar de parecer que já conhecemos tudo sobre ele, conseguimos reunir alguns fatos inusitados sobre a carreira de uma das maiores mentes do entretenimento de todos os tempos. Aproveite essa lista e tire alguns minutinhos para conhecer mais sobre a vida de quem já lhe proporcionou tanta diversão.

1 – Stan Lee é um pseudonomio seu verdadeiro nome é Stan Lieber

2 – Começou sua vida profissional como redator de obituários.

3 – Seu 1º trabalho com quadrinhos consistia em encher os tinteiros e apagar as marcas de lápis das páginas terminadas.

4 – Capitão América Nº 3 foi sua estreia como quadrinista.

1º quadrinhos de Stan Lee

Sua estreia foi em “Captain America Foils the Traitor’s Revenge” em Capitão América #3 – maio de 1941. Além de ser a estreia de Stan, também foi a estreia do principal golpe do Capitão – jogar seu escudo como um frisbee que retorna para suas mãos.

5 – O nome e sobrenome dos seus personagens costumam começar com a mesma letra como Peter Park e Matt Murdock.

Matt Murdock série Netflix

6 – Com exceção de X-Men 2, X-Men Origens: Wolverine e X-Men: 1ª Classe, Stan Lee apareceu em todos os filmes do MCU

7 – Seu filme preferido do UMC é Homem-Aranha, com Tobey Magueire e Kirsten Dunst

Cena do Filme Homem Aranha

De quem não é? Esse filme foi a porta de entrada do MCU e de tudo que esses filmes se tornaram.

8 – Ele é o cineasta de maior bilheteria na história

Como Stan Lee recebe o crédito de produtor executivo em praticamente todos os filmes da Marvel e os filmes do MCU fizeram um monte de dinheiro suas produções já alcançaram mais de 11 bilhões de dólares em bilheteria

9 – Já trabalhou na DC onde criou versões bem diferentes da trindade da editora na série “Just Imagine…”

Trecho da HQ Just Imagine.. de Stan Lee na DC

Maior rival da Marvel no mundo das HQs, a DC Comics chegou a ter um trabalho feito por Stan Lee – após a sua aposentadoria da empresa que ajudou a criar. A série “Just Imagine…”, de 2001, recriava personagens famosos da companhia, com histórias distintas. Entre as mudanças, estão Superman, Mulher-Maravilha e Batman.

10 – Stan Lee existe dentro do mundo da Marvel Comics na Terra-1218

Bom, mas todos nós estamos vivos nesse universo já que essa é a Terra onde todos nós nos encontramos no Universo Marvel.

11 – O primeiro personagem de quadrinhos que ele criou foi “The Destroyer”

The DEstroyer o 1º personagem de Stan Lee

12 – Ele foi o criador do conceito do que chamamos hoje de HQ, apesar de não ter sido o criador dos principais personagens

Stan Lee deliberadamente exagerou enormemente sua própria participação na criação de personagens como Homem-Aranha, Hulk, Thor, X-Men, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Quarteto Fantástico, mas foi dele a criação do conceito de continuidade do que hoje passamos a entender como HQ.

E aí, já conhecia essas curiosidades sobre Stan Lee? Conte para nós nos comentários!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.