raca-negra-1995




A maioria das pessoas que lê o Deveserisso é de uma geração acostumada a achar que diversão é compartilhar esses memes, gravar vídeos para o Snapchat e acompanhar seu Youtuber favorito. Mas como nasci na geração pré-internet, posso garantir uma coisa: a verdadeira diversão se esconde lá fora.

Entre na nossa máquina do tempo, feche a porta, encoste na cadeira, de play nessa música e seja bem-vindo a incrível periferia nos anos 90!

Confira também

Pagode e Rap eram som ambiente

racionais-mcs
Não importa onde você fosse, pelo menos o Raça Negra e Racionais MCs iriam te acompanhar. Era como viver em um filme com uma trilha sonora incrível!

Quermesse da Igreja

quermesse-igreja
Você acha incrível essas festas cult-bacaninhas que você frequenta na Vila Madalena/Augusta? Isso é porque você nunca foi numa quermesse da igreja na periferia!

Responder enquetes

enquete
Reprodução: @Mari_Graciolli
“Quem você gostaria de beijar? R: Não posso falar, mas é alguém da sala.”

Temporada de Pipa

pipas
Era a época mais feliz da infância de quem vivia na periferia. Nada mais incrível do que gritar: “Tá na mãoooooo” ou “Vem buscaaaaar”.

Le Cheval, KiChute e Keds Falso

tenis-kichute
Le Cheval era nosso Air Jordan, o KiChute e seu cadarço que dava 10 voltas no tornozelo era nosso Nike e o Keds Falso… bom era nosso Keds só que fediam como se 100 cachorros molhados se escondessem no seu quarto.

Botinha de Camurça da LuiLui

botinha-luilui
Não negue, você já quis ter uma dessas!

Jogar golzinho com lata de refrigerante, bola de meia ou qualquer coisa que pudesse ser chutada

futebol-na-rua
Bastava poder ser chutava e qualquer coisa virava uma bola de futebol.

Pintar a Rua para a Copa do mundo

pintar-rua-copa
Foto: Reprodução Portal da Vila Prudente
Antes dos zagueiros que só queriam dar alegria para seu povo a Copa do Mundo era um momento mágico e nós passamos dias preparando a rua para ela.

Shows das Rádios 89, Mix e Band

Rádio_Rock_logo
Os shows da 89 e Mix com Charlie Brown Jr. e Raimundos no auge e até mesmo o Axé Band só podiam ser superados pelo item abaixo!

Shows de comícios eleitorais

so_pra_contrariar
Esse era o evento suprassumo! Hoje vocês passam semanas acampando na porta de estádio para ver Lady Gaga e Paul McCartney, mas já vi Raça Negra e Só para Contrariar a 5 minutos de casa e nada pode ser maior que isso.

Figurinhas Ploc e Ping Pong

figurinhas-ping-pong
Com elas descobri o que era o Guinness Book, colecionei os estádios da Copa de 94 e sempre fiquei triste porque as figurinhas Ploc Monsters nunca vinham com meu nome.

Pintar o Cabelo com Papel Crepom

pintar-cabelo-crepom
Fazer isso era garantir de ficar uma semana com as mãos, mas nada que incomodasse perto o prazer de ir com o cabelo verde para a escola.

Bomboniere

bomboniere-2-925x1024
Em uma outra época, esse era o lugar do sonho das crianças. Nela você podia comprar os doces mais gostosos do mundo, artefatos explosivos como morteirinhos, pipas, rabiolas, piões e o item mais fantástico de todos os tempos: o salgadinho de isopor!

Armas de Cano de PVC e bexiga

Bean Cannon Nbl
Com munição de feijão ou mamona essas armas eram a garantia de horas de diversão na rua.

Comer pastel da feira de Domingo

Brazilian_pastel
Como não acreditar que a vida é boa quando você acordava com um imenso pastel especial na mesa da cozinha? E melhor: custava apenas R$ 1,00.

Garrafa de refrigerante cheia de bolinha de gude

bolinha-de-guder
Lembram quando uma garrafa pet cheia de bolinhas de gude era tudo que você precisava para ser feliz?

Brincar na rua de pega-pega, esconde-esconde, roba bandeira etc.

brincando-na-rua
Foto: Reprodução blog Elo 7
Esses eram os LOLs e Dotas da nossa infância. Aqui juntávamos 20…30 crianças em brincadeiras que duravam a tarde toda.

Ir no Shopping Center Norte ou Shopping Aricanduva para paquerar

shopping_aricanduva
Em época pré-Tinder os shoppings eram os locais onde você ia para paquerar. Quem nunca?

Assistir as tretas na saída da escola

enhanced-9726-1433780927-1
Foto via g1.globo.com
Sei que isso é uma coisa horrível e que precisa ser combatida, mas quem nunca ficou para ver ou participou de uma treta na saída da escola?

Tio ou Tia da Pipoca

pipoqueiro
Essas pessoas mágicas que surgiam do nada na saída da escola e por R$ 0,50 podiam fornecer saquinhos de pipoca com deliciosos pedaços de uma carne duvidosa, mas que dava um sabor único a pipoca

Caminhão dos produtos de limpeza

produtos-limpeza
Era só ouvir a música do carro de limpeza que sua mãe já gritava: “Correeee que o carro já tá passando!”. Aposto que se você tivesse corrido atrás dos seus sonhos o tanto que correu atrás desse caminhão você já seria o Steve Jobs.

Almoçar no MC Donald

FranquiaMcDonalds
Hoje pode parecer idiota, mas isso era um grande acontecimento quando você morava na periferia nos anos 90! Você tinha que vestir uma das suas melhores roupas e prometer se comportar durante o resto do mês para poder ter um almoço de domingo no MC Donald.

E aí, o que achou do nosso post sobre 22 coisas que só quem viveu nos anos 90 na periferia vai entender? Lembra de mais alguma coisa? Então é só deixar o seu comentário!

https://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/raca-negra-1995.jpghttps://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/raca-negra-1995-150x150.jpgLeonardo Pereira CruzCuriosidades
A maioria das pessoas que lê o Deveserisso é de uma geração acostumada a achar que diversão é compartilhar esses memes, gravar vídeos para o Snapchat e acompanhar seu Youtuber favorito. Mas como nasci na geração pré-internet, posso garantir uma coisa: a verdadeira diversão se esconde lá fora. Entre...