5 Músicas Para Acalmar a Ansiedade

Voltou do feriado pilhado? Mal chegou no trabalho e já tinha um milhão de coisas pra fazer e cinco minuto para fazer todas elas? Tem uma entrevista e está suando frio desde já? Nenhuma dessas alternativas, mas a vida está difícil mesmo assim? Calma. Respira. Vem comigo! Vamos ouvir umas músicas pra acalmar esse coração acelerado e levar essa semana (mais curta, yay!) com mais tranquilidade.

5. O Melhor da Vida – Marcelo Jeneci

O Melhor Da Vida | Marcelo Jeneci

“O que vale nessa vida é ver como você aproveita
Desde a hora que levanta até a hora que deita
Quando escolhe a coisa certa é tudo sem receita”

Uma mistura de romance e simples apreciação da vida no geral, a melodia suave misturada com alguns momentos de empolgação traz o equilíbrio perfeito, a calmaria que traz paz, mas não sono. E mesmo quem não tem um crush em mente pode curtir essa música tranquilamente.

4. Trevo – Anavitória e Tiago Iorc

ANAVITÓRIA - Trevo (Tu) (Audio) ft. Tiago Iorc

“Tu é trevo de quatro folhas
É manhã de domingo à toa
Conversa rara e boa
Pedaço de sonho que faz meu querer acordar
Pra vida
Ai ai ai”

Com uma melodia ainda mais suave e sem altos picos, como a do Jeneci, Trevo é só para fazer se sentir bem e pensar naqueles dias ensolarados, com nuvens feito algodão doce no céu! Boa para trazer à tona boas lembranças, sensação de paz e muita tranquilidade, Trevo é outra música para apreciar mesmo sem um crush trevo de quatro folhas (mas se tiver um, melhor ainda).

3. Paciência – Lenine

Lenine - Paciência Acústico

“Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso, faço hora
Vou na valsa
A vida é tão rara”

Se tem uma música que nos faz pensar, mas sem estressar, essa música é Paciência, do Lenine. Com uma melodia nada agitada e uma letra reflexiva, que fala sobre a correria e a maravilha que é essa vida, nos lembra, com esse título nada sútil, que, às vezes, precisamos só de um pouco de paciência pra seguir em frente até nos dias mais tensos.

2. Stop Where You Are – Corinne Bailey Rae

Corinne Bailey Rae - Stop Where You Are (Official Video)

“Stop where you are
Under fading stars
This is the world we’ve made
There is no better place, it’s true
Light a fire where you are”

Uma música para aquele dia que parece que tudo deu errado e a vida não está indo no caminho que devia, Corinne nos lembra que podemos construir nossa felicidade no momento que estamos, que as estrelas brilham no céu, que o cheiro da chuva é incrível e que tem tantas coisas pequenas e lindas pra apreciarmos nos momentos mais difíceis.

1. Trem-Bala – Ana Vilela

Trem-Bala (Música Autoral) Ana Vilela

“A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe para perto de mim”

Como não fechar essa lista com essa música? Existe música melhor pra acabar com a ansiedade do que essa pérola da Ana Vilela? Acho que não. Uma vez me falaram que ansiedade era excesso de futuro. Eu não sei se isso é verdade, mas acho que não é uma, nem duas, nem só três vezes que paramos durante o dia preocupados, suando frio pensando em coisas que não aconteceram ainda. Ou, se não é excesso de passado, é aquela besteira que falamos numa reunião, aquela briga ou quase briga que não resolvemos, aquele amigo que mandou uma mensagem há uns três dias e na correria, esquecemos de responder. É uma conta ou 5646612453 contas, é a entrevista de emprego, mil e uma coisas que nos tiram o sono e a capacidade de respirar fundo sem sentir que vamos desmaiar.

E é por isso que fiz essa lista e fecho ela com Trem-Bala. Tem dias que precisamos lembrar que esses altos e baixos fazem parte, e que mesmo se nossa ansiedade é intensa, vale a pena viver com ela e passar por toda essa loucura que é a vida aproveitando cada segundo (seja ele bom ou ruim).