Batman: Asilo Arkham – HQ que você precisa conhecer!

batman-asilo-arkham-dc-comics

É um grande prazer e uma grande honra, aceitar o convite que recebi para escrever aqui no Deveserisso! sobre uma de minhas maiores paixões: os quadrinhoPara abrir meus posts com chave de ouro,s de super-heróis. Fui convidado pelo meu irmão mais novo, porque segundo ele eu sou o cara mais “nerd” que ele conhece, mas eu discordo disso (rs).

Primeiramente vou me apresentar, meu nome é Davi Rocha Duarte, tenho quase 33 anos e sou apaixonado por histórias em quadrinhos, figuras de ação e tudo que envolva a cultura pop dos grandes heróis.

Mas não se engane, não sou aquele colecionador que possui milhares de exemplares de todo e quanto é tipo de herói e que gosta de todos os que existem no mundo. NÃO! Muito pelo contrário. Na verdade, não me considero um colecionador de quadrinhos, acredito que somente sou um grande fã apaixonado por eles e que tenho um “pequeno” acervo dos meus preferidos.

Já vou avisando, não vim aqui falar sobre heróis que considero “coxinha” como o Super-Homem, Lanterna Verde ou Aquaman, as vezes eles até estarão nas histórias, mas o único herói desses que admiro é o Capitão América. PONTO! Mas enfim, meu querido amigo e irmão me pediu para sempre que puder, escrever sobre os quadrinhos que eu mais goste e o porquê de ser tão importante para mim. Então vamos lá!

Desculpas para quem não gosta do Batman, mas pelo menos 70% do meu acervo é dele, mas podem ficar tranquilos que também gosto de muitos outros personagens e em algum momento vou falar sobre eles.

Chega de conversar e vamos ao que interessa!

batman-asilo-arkham-3
Para abrir meus posts com chave de ouro, vou começar falando sobre a minha HQ preferida. Em minha opinião, a melhor graphic novel de todos os tempos é “Batman: Asilo Arkham – Uma séria casa em um sério mundo”. Lançado em 1989 e escrito pelo autor Grant Morrison e desenhado pelo artista Dave McKean. E com uma maravilhosa edição de luxo que a editora Panini lançou em 2012.

Poderia passar horas, ou até mesmo dias, falando sobre esta história. Batman: Asilo Arkham foge de todo contexto já escrito e desenhado até hoje, pois, não se trata dos famosos mistérios policias que o homem-morcego possui em seu currículo, mas sim, de um conto de terror psicológico que acontece dentro das dependências do Asilo Arkham, o lar dos criminosos mais insanos de Gotham City.

Duas histórias são contadas dentro deste HQ. A principal conta que Batman foi convocado pelo comissário Gordon para mais uma missão, mas desta vez, essa acontecerá dentro do Asilo Arkham. E a outra, conta a história de Amadeu Arkham, o fundador do asilo. Mostrando trechos de seu diário perdido e como o local tornou-se este antro tão atormentador.

É uma história pesada, tensa e de um terror tão grande, que já começa pela sua classificação, ou seja, “desaconselhável para menores de 18 anos”.

Sua arte é abstrata e requer uma atenção muito grande ao ler e ao observá-la, pois, é muito escura e misturada a seu enredo psicologicamente atormentador e confuso deixa tudo mais complexo.

Outro ponto muito interessante a acrescentar é que esta obra começa e termina com frases originais da obra prima de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”. Mas daí você se pergunta: ué, mas o que tem haver essa obra com o Batman? Vamos à resposta então!

Antes da história do homem morcego começar, temos o seguinte trecho do livro:

“… Mas eu não quero me encontrar com gente louca”, observou Alice.
“Você não tem como evitar”, replicou o gato.
“Todos nós aqui somos loucos, você é louca”.
“Como sabe que eu sou louca? ”, indagou Alice.
“Deve ser”, disse o gato. “ou não teria vindo aqui”.

Se vocês acharam isso normal, é porque você precisa ler Batman – Asilo Arkham para entender tudo e perceber o quanto tem haver uma história com a outra. É lógico que não vou contar o trecho que consta no final da HQ, se não vai perder a graça, mas adianto um detalhe muito bom: no final da graphic novel, podemos encontrar a alto analise dos personagens principais da trama. INSANIDADE PURAAAAA!

Chega de tanto enrolar, Davi! Me de detalhes da história logo!

batman_arkhamasylum
Batman é chamado pelo comissário Gordon para comparecer ao Asilo Arkham, pois, o Coringa (sempre ele!) e os demais internos, estão em rebelião e fizeram os funcionários de reféns. Mas o Coringa ofereceu uma proposta de acordo para acabar com a rebelião e libertar todos os reféns. A insana proposta tratava-se de que Batman se interne junto com eles e assuma sua loucura. Loucura essa que o Coringa afirma ser verdadeira.

Batman não se entrega, é claro, mas entra no asilo para libertar os reféns desta atormentadora situação.

A princípio, ele prefere entrar em situação passiva e de muita conversa com o Coringa. Para tentar ludibriar ou confundir o palhaço do crime. Mas o homem-morcego não estava entendendo ou se quer, preparado para o que estaria por vir.

Como todos os seus inimigos estão lá dentro, Batman começa a ser atormentado por cada um deles. Duas-Caras, Chapeleiro Louco, Crocodilo, Cara-de-Barro, Espantalho e muitos outros. Um de cada vez e com isso, a sua sanidade começa a ser testada.
Por muitas vezes, Batman dúvida se está louco ou não. Frente a frente com seu mais extremo teste psicológico ele chega ao ponto de cortar uma das mãos com um caco de vidro para voltar ao seu estado normal.

Chega! Já falei demais. Vai perder a graça se eu contar tudo!

Recomendo esta HQ não só por ser do meu herói favorito, mas recomendo a todos. Não só admiradores do gênero, indico á todo mundo que goste de uma boa leitura.

Para se ter uma ideia, esta HQ foi base para o TCC de um aluno de uma faculdade de psicologia na cidade de São Paulo. E claro, ele tirou nota 10.

Então tai. Eu recomendo:

BATMAN – ASILO ARKHAM. “Uma seria casa em um sério mundo”.
Autor: Grant Morrison
Desenho: Dave McKean
Ano: 1989 / 2012 (Relançamento)
Abril Jovem/Editora Panini
Preço médio: de R$60,00 a R$100,00
Onde encontrar: Livrarias, sebos e lojas especializadas.

Espero que gostem, uma boa leitura e até breve!

Um comentário em “Batman: Asilo Arkham – HQ que você precisa conhecer!

  1. Parabéns pelo Texto, Davi. começou super bem! Realmente uma das melhores histórias do Batman, uma das minhas preferidas também. Faltam historias com essa pro morcego hoje em dia, com um autor de peso e um artista foda. Muita bundamolice por parte das editoras e claro publico alvo (que não é agente a pelo menos 20 anos) mais uma vez parabéns!

Comentários estão encerrado.