Como limpar e conservar seu Growler

Como limpar seu Growler

Nessa material criada a partir de dicas da cervejaria Devassa você vai aprender as condições ideais para prolongar o uso do Growler e manter a qualidade do chopp que será armazenado.

A limpeza do Growler é primordial para garantir que o chopp retirado nas cervejarias sejam desfrutados da sua melhor forma.Para começar, é importante certificar-se de que o recipiente esteja totalmente pronto para receber uma nova recarga antes mesmo de sair de casa, pois, sem a limpeza adequada, mofo e outras coisas desagradáveis podem se desenvolver dentro do recipiente e interferir não só o sabor do chopp como alterar a sua qualidade. Para evitar que isso aconteça, veja algumas dicas de como conservá-lo até a próxima recarga.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Mantê-lo limpo é muito simples. Após o consumo total do chopp e com o garrafão vazio, é importante enxaguá-lo com água quente, mas caso você não consiga fazê-lo, ele pode ser lavado imediatamente após ficar vazio com água fria e detergente neutro. Se ainda assim não houver essa possibilidade, você pode enxaguá-lo até que ele esteja sem resíduos aparentes de chopp, mas neste caso é importante que ele fique cheio de água limpa até que a sanitização com água quente possa ser feita. Depois, o ideal é colocar o recipiente ao contrário para que fique bem seco e guardá-lo sem a tampa. O mais importante é: nunca guardar o Growler2Go com resíduos de cerveja ou umidade. Isso vai evitar a formação de mofos e bolores e o trabalho para limpá-lo será bem maior. Outras dicas importantes:

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/relacionados.php’); ?> [/insert_php]

1. Produtos de limpeza

Se, por algum motivo, o Growler2Go for guardado com resíduo de cerveja, será preciso fazer uma limpeza mais profunda. Para isso, existem tabletes especializados para a tarefa. A escolha dos produtos corretos é fundamental para que o recipiente fique bem limpo e sem resíduos.

2. O uso de uma escova

O Growler não foi limpo adequadamente e agora é preciso efetuar uma “limpeza pesada” nele? Então a recomendação é usar uma escova de garrafa ou de mamadeira com cerdas de plástico. Nunca usar escovas com cerdas metálicas, pois elas podem danificar o garrafão da Devassa.

3. Secar naturalmente

Quando se tenta secar o interior com uma toalha, a chance de deixar fibras no interior do Growler é grande e isso certamente afetará a qualidade da próxima recarga. Então deixá-lo secar por conta própria é o ideal.

4. Armazenamento

O chopp envasado deve ser mantido refrigerado de 2 a 5, e, após esse período não é mais recomendado para consumo pois o gás possivelmente já se foi. O tempo ideal informado na tag disponibilizada pelas Cervejarias Devassa é de até 02 dias.

Dica extra:

Alguns cervejeiros aconselham sanitizar (conjunto de medidas adotadas na indústria alimentícia para fabricação de produtos) o Growler2Go instantes antes do envase, garantindo assim que a cerveja não seja prejudicada por qualquer contaminação que possa haver no interior. Esta limpeza, no entanto, não é necessária, lavar com água e detergente neutro e enxaguar bem já é suficiente.

As dicas são para o Growler2Go utilizado pela Devassa, mas elas podem ser utilizadas em qualquer recipiente do tipo.

Papo de Growleiro - como limpar seu growler?

Além das dicas acima, você ainda pode conferir as dicas do pessoal do My Growler de como fazer a melhor assepsia neste utensílio cervejeiro.

Aproveitando o assunto, confira nossas matérias sobre qual a diferença da cerveja artesanal para a cerveja comum e sobre o que é cerveja artesanal. E aí, o que você achou das dicas para limpar seu Growler e manter seu chopp bem armazenado? Conte para gente nos comentários!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.