Como re

Quem usa computador já deve ter passado pela difícil situação de perder arquivos importantes, seja por ter se descuidado e deletado uma informação ou por um erro de sistema (o bom e velho Windows e sua tela azul). Mais você sabia que para esses casos existe uma solução? Sim a recuperação de dados de HD é possível e, quem diria, mais fácil do que você imagina. Continue lendo e sabia como é possível recuperar dados de um HD danificado.

O que acontece com os dados apagados do HD?

Você sabia que quando apagamos um dado de nosso HD ele não é realmente excluído? Quando apagamos o arquivo da lixeira ou formatamos o HD o sistema operacional apenas o remove da lista de arquivos do HD e libera o espaço que antes estava ocupado.

O sistema operacional não exclui realmente o espaço para economizar o tempo do usuário. Se um arquivo é muito grande eles ocupa várias áreas do disco e se o sistema operacional precisasse zerar todos os arquivos do HD essa tarefa seria muito demorada, então ele apenas remove o nome do arquivo do diretório e informa que aquele espaço está disponível para novas gravações. Isso significa que é possível a recuperação de dados de HD, já que os dados do arquivo apagado não foram removidos de verdade do disco. Para isso é possível utilizar alguns programas de recuperação de dados ou em último caso recorrer a empresas especializadas na recuperação de dados.

Programas para Recuperar dados de um HD danificado

Existem dezenas de programas para recuperação de dados que podem lhe ajudar a recuperar arquivos apagados. Aqui está uma lista com 5 programa que pode lhe ajudar nessa tarefa.

Recover4all

O Recover4all é um software que pode recuperar arquivos ou pastas inteiras deletados acidentalmente. Suportando todos os tipos de partições NTFS e FAT, recuperando arquivos e dados como imagens, vídeos, músicas e arquivos de sistema.

O Recover4all é tão bom que é utilizado pela Policia Federal para recuperar dados de HDs de empresas e pessoas suspeitas de alguma irregularidade.

GetDataBack

GetDataBack for NTFS é um software avançado para recuperação de dados, auxiliando na tarefa de restaurar tabelas de partição de discos, registros de boot, Master File Table ou diretórios root corrompidos ou perdidos devido ao ataque de um vírus, arquivos deletados, formatações ou falta de energia.

Easy Recovery

O EasyRecovery Professional é uma solução completa para recuperação de dados, recuperar arquivos apagados e diagnóstico de necessidades do disco. Ele inclui todos os benefícios e ferramentas do EasyRecovery Kroll Ontrack Data Recovery e do FileRepair EasyRecovery, além de diagnóstico de disco, incluindo o Ontrack Data Advisor, além de recursos avançados de recuperação de dados e opções.

PC Inspector File Recovery

PC Inspector File Recovery é prático e intuitivo, oferece instruções de uso toda vez que iniciado e conta com uma interface moderna e de fácil compreensão. Usuários com pouca experiência, devem tomar algumas precauções para que não acabe inviabilizando a recuperação de um arquivo até então restaurável.

Recuva

O Recuva é um programa leve, com download rápido e cuja instalação é muito simples, pois não necessita de muitos passos nem configurações manuais para seu funcionamento. Sua interface é amigável e o programa opera em uma única janela. Esta disponível no idioma português. Sua maior vantagem é que apesar da qualidade é um software gratuito.

Empresa de Recuperação de Dados

empresa-de-recuperacao-de-dados
Quando nenhum dos programas da lista acima deram resultados só resta uma alternativa: recorrer as empresas que recuperam dados de um HD danificado. Essas empresas desenvolvem ferramentas próprias para os principais sistemas e pode recuperar dados de HDs, pen drives, cartões de memória (câmera digital, filmadoras, celulares), CDs e DVDs, disquetes e discos Zip, e outras mídias.

Com a vantagem de contar com uma equipe experiente e eficiente essas recuperadoras de dados conseguem restaurar as informações na grande maioria dos casos.

Como a empresa recupera dados de um HD danificado

É difícil entregar algo tão importante quando seu HD nas mãos de uma empresas de recuperação de dados sem saber o que elas irão fazer com ele, não é verdade? Abaixo vou listar as etapas que são comumente realizadas no processo de recuperação de seu HD.

Processo de conferência

O equipamento passa por um processo de conferência, nesta etapa é identidicado se há existência de dano externo ou avarias que possam ser facilmente corrigidas.

No Laboratório

Quando o equipamento entra em serviço no laboratório de recuperação de dados ele passa por um processo de análise inicial (checando a violação de lacres de fabricação, e tipo de manipulação que possivelmente o equipamento já passou).

Identificação do Problema

Nesta etapa o equipamento passa por um rigoroso processo de identificação do problema, onde será indicado a forma mais rápida para a recuperar os dados do HD.

Processo de Leitura Magnética

Após detectar o erro será iniciado o processo de leitura magnética, em um processo chamado leitura física (clone físico), onde são lidos setor por setor e mapeada toda a área magnética.

Qualidade da Leitura Física

Trabalhando no equipamento que recebeu o clone físico é possível garantir a fidelidade do processo e não dar nenhuma margem de erro e elevar o índice de sucesso da recuperação da dado.

Montagem dos dados

Após o término do clone físico é iniciado o estagio final (montagem do sistema de arquivo) e estrutura de dados, onde os dados são transferidos para a STORAGE local.

Segurança da Informação

Após a entrega dos dados geralmente é mantido uma cópia magnética do disco rígido com defeito por um período de 10 dias a partir da entrega das informações para garantir que seus dados vão poder ser utilizados sem nenhum problema.

Não sou um especialista sobre recuperação de dados, mas acredito que esse post vai poder ajudar muitas pessoas que ainda tem dúvidas sobre como funciona esse processo de recuperar dados apagados. Qualquer que dúvida é só deixar um comentário.

https://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/como-recuperar-dados-hd-danificado.jpghttps://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/05/como-recuperar-dados-hd-danificado-150x150.jpgLeonardo Pereira CruzTecnologia
Quem usa computador já deve ter passado pela difícil situação de perder arquivos importantes, seja por ter se descuidado e deletado uma informação ou por um erro de sistema (o bom e velho Windows e sua tela azul). Mais você sabia que para esses casos existe uma solução? Sim...