Dia do Rock | Filmes imperdíveis para assistir em 13 de Julho

Poster do filme Escola de Rock

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

No Brasil, o 13 de julho foi adotado como Dia Mundial do Rock. Esta data não foi escolhida à toa, pois no mesmo dia em 1985 ocorreu o mega festival Live Aid. A celebração também referência ao desejo de Phil Collins que gostaria que o 13 de julho fosse assim considerado.

O evento que aconteceu simultaneamente em Londres (ING) e na Filadélfia (EUA) com os artistas mais importante da época. Estes se reuniram para chamar atenção à situação crítica da fome na Etiópia. A transmissão ao vivo pela BBC abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.

Entre os participantes estavam The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

A data, no entanto, só é comemorada no Brasil. Começou a ser divulgada por rádios paulistanas na década de 1990 e foi aceita pelos ouvintes e se tornou popular em todo o país.

Filmes de Rock

O cinema sempre utilizou figuras ligadas ao rock em suas produções. Nos anos 1960 e 1970 nomes como Elvis Presley e The Beatles protagonizaram muitos filmes de sucesso. As obras contavam histórias fictícias relacionadas com o cotidiano dos artistas.

As produções cinematográficas mais comuns relacionadas ao estilo estão em biografias adaptadas ou não e documentários. Essas vamos deixar de fora de nossa lista, aqui daremos dicas de filme que trazem o rock como condutor de histórias paralelas.

Caso tenha interesse em outra indicações de filmes, confira no box abaixo nossas listas. São mais de 1.000 opções disponíveis na Netflix que separamos para você:

Agora sem mais delongas, vamos à lista!

Filmes imperdíveis para assistir no Dia Mundial do Rock

Buscamos fazer uma seleção de filmes que tem o rock como pano de fundo e contam histórias engraçadas ou emocionantes. Os gêneros são bastante variados para que você encontre a obra que mais se encaixe em seu gosto.

Rock of Ages: O Filme

Rock of Ages: O Filme - Trailer Teaser (legendado) [HD]

Nos anos 80, em Hollywood, Drew é um garoto tímido da cidade e Sherrie uma menina do interior. Os dois buscam realizar seus sonhos de fama rodeados de rock, sexo e descontrole.

Quase Famosos

Quase Famosos - Trailer

Nos anos 1970, um adolescente de 15 anos tem a chance realizar seu sonho acompanhando a turnê de uma banda de rock como jornalista. Sua mãe acha que o mundo do rock é dominado por drogas e sexo, mas as matérias do garoto atraem o patrocínio de uma revista importante que o convida a viajar com o grupo. Ignorando os conselhos, ele faz amizade com os músicos, seus fãs e uma garota em especial.

Escola de Rock

Trailer: Escola de Rock

Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser.

Rock Star

Rock Star (2001) - Official Trailer - Mark Wahlberg, Jennifer Aniston Movie HD

A comédia que se passa no universo do rock dos anos 80 conta a história de um vendedor de uma loja de materiais para escritório que é também cantor de uma banda cover. Sua vida muda para sempre quando é escolhido do nada para substituir o líder de sua banda favorita, a Steel Dragon.

Tenacious D: Uma Dupla Infernal

Os músicos JB e KG iniciam uma amizade que pode levar à formação da maior banda de rock do mundo. Para o sonho virar realidade, a dupla vai atrás de uma legendária guitarra que possui poderes sobrenaturais.

The Wonders – O Sonho Não Acabou

The Wonders, o Sonho Não Acabou (1996) - Trailer ED 480p

Uma banda de garagem da década de 1960 se torna uma sensação do dia para a noite, com a ajuda de um empresário experiente e de uma música chiclete, mas tensões internas ameaçam causar a queda do grupo.

Quanto Mais Idiota Melhor

Wayne's World (1992) - Original Trailer

Originado de um quadro do famoso programa humorístico americano “Saturday Night Live”, Wayne e Garth são dois amigos metaleiros que comandam um programa alternativo de TV, com acesso público gratuito. Um produtor ambicioso quer levar o show dos dois, chamado de “Wayne’s World”, para o mundo da televisão comercial. Além de lutar para salvar o seu show, Wayne terá ainda que reconquistar sua namorada.

Across The Universe

Across the Universe (Trailer - Legendado)

As músicas dos Beatles fornecem a estrutura sonora para este conto musical de romance, guerra e paz. Quando o jovem britânico trabalhador Jude desembarca nos Estados Unidos em busca de seu pai, ele acaba conhecendo o despreocupado estudante universitário Max e sua irmã Lucy juntamente com uma série de figuras excêntricas. Jude e Lucy começam a se apaixonar, mas a relação é ameaçada pela revolução social que acompanha a Guerra do Vietnã.

E aí gostou da nossa seleção? Se você sentiu falta de algum filme é só deixar seu comentário que teremos prazer em adicionar a nossa lista de indicações!