Fossa das Marianas: a Maior Aventura da Humanidade!

Muito se fala da exploração do espaço como a maior aventura da humanidade, mas você sabia que conhecemos mais sobre Marte do que sobre o fundo do oceano? É verdade: nosso conhecimento sobre um planeta a mais de 300 milhões de Km é maior do que o que já sabemos sobre o fundo do mar. Por exemplo, a Fossa das Marianas e seus aproximadamente 11 mil metros de profundidade é o ponto mais fundo do oceano, para se ter ideia se o Monte Everest (8.850 metros de altura) fosse jogado dentro dela, ainda faltariam mais de 2 mil metros para alcançar a superfície, foi visitada por apenas três homens. Apenas como comparação, a Lua já recebeu a visita de 12 pessoas.

Confira também

O fundo do oceano é de um frio inimaginável e, a partir de 750 metros de profundidade, a escuridão é total. Além disso, a pressão na maior profundidade do oceano é de mais de cinco toneladas por centímetro quadrado, ou seja, cerca de mil vezes a pressão na superfície terrestre. Já dá para imaginar o qual difícil deve ser explorar esse local. Bom, é sobre isso que quero falar. Hoje você vai conhecer o dia em que dois homens desceram até o fundo do oceano e escreveram, há 56 anos, seus nomes na história. Vamos lá?

Dois homens e o fundo do oceano!

Foto de Jacques Piccard e Don Walsh

Em janeiro de 1960, o engenheiro e explorador Jacques Piccard e o oceanógrafo norte-americano Don Walsh foram até lá. A bordo do batiscafo Trieste, uma espécie de pequeno submarino que cabia apenas a dupla, eles chegaram ao fundo da fossa das Marianas. Agora imagine essa situação: dois homens a bordo de um pequeno submarino sozinhos no local mais desconhecido da terra. É uma aventura realmente admirável e que pode ser facilmente comparada a ida do homem à Lua.

Curta Metragem Mariana

Ali em cima disse que apenas três homens chegaram ao fundo do oceano, certo? Além de Dom Walsh e Jacques Piccard, apenas o diretor de cinema James Cameron chegou até lá. Conhecido por filmes como “Titanic” e “Avatar”, ele foi a primeira pessoa a viajar sozinho em direção a Deep Challenger e o mais curioso de tudo isso é que o submarino utilizado na empreitada foi desenhado pelo próprio diretor. Segundo a National Geographic, ele permaneceu no fundo do oceano por 70 minutos.

E aí, o que você achou do post sobre a exploração da Fossa das Marianas? Se sentiu falta de algo ou ficou com alguma dúvida é só deixar um comentário que vamos te ajudar!

Leonardo Pereira CruzCuriosidades
Muito se fala da exploração do espaço como a maior aventura da humanidade, mas você sabia que conhecemos mais sobre Marte do que sobre o fundo do oceano? É verdade: nosso conhecimento sobre um planeta a mais de 300 milhões de Km é maior do que o que já...