Melhores Livros de Ficção Científica para ler em 2019

livros-ficcao-cientifica

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Atualizado: em 05 de fevereiro de 2019!

Você está procurando uma lista com os melhores livros de Ficção Científica para ler em 2019? Então você chegou ao local certo! Aqui você vai encontrar os livros do gênero que ficciona um mundo cientifico e que se permitir extrapolar limites tecnológicos e científicos.

Na nossa lista de hoje vamos indicar alguns dos livros considerados fundamentais para a criação do gênero mais adorado pelos brasileiros. Esse foi um gênero criado a partir da junção de diversos temas: dentre eles a tecnologia, as descobertas da ciência e a arte, os quais se juntaram a fim de poder criar um dos gêneros considerados mais culturais da literatura mundial. São temas recorrentes na ficção cientifica: .

Admirável mundo novo

Admirável mundo novo - Resenha #18

Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é incontornável para quem procura um dos exemplos mais marcantes da tematização de estados autoritários, ao lado de 1984, de George Orwell.

Ele mostra uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford.

Drácula

O DRÁCULA DE BRAM STOKER

A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing e dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX.

Mistborn

QUE FANTASIA INCRÍVEL! | Trilogia Mistborn (Brandon Sanderson)

O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou… Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior -, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado – invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

As Crônicas de Nárni

O SOBRINHO DO MAGO + O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA ROUPA | As Crônicas de Nárnia

Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinqüenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literaturaclássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, ‘As crônicas de Nárnia’ continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Fogo & sangue

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

Eu, Robo

Verdadeiro marco na história da ficção científica, Eu, robô reúne os primeiros textos de Isaac Asimov sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

Animais Fantásticos

Animais Fantásticos e Onde Habitam - J. K. Rowling [RESENHA]

Chega às livrarias brasileiras no dia 7 de novembro, simultaneamente ao lançamento na Inglaterra e nos Estados Unidos, a edição ilustrada da obra de Newt Scamander Animais fantásticos e onde habitam, de J.K. Rowling. Ilustrado pela artista Olivia Lomenech Gill, ganhadora do English Association Picture Book Award e indicada para a Kate Greenaway Medal, esta magnífica nova edição em quatro cores do clássico da Biblioteca Hogwarts apresenta uma gama extraordinária de criaturas mágicas, algumas familiares para os leitores da série Harry Potter, como o Hipogrifo e o Basilisco, outras que surpreenderão até mesmo o mais ardente magizoologista amador!

Beren e Lúthien

Lendo Beren e Lúthien, de J.R.R. Tolkien #23

Citada em O Senhor dos Anéis, a principal história contada em O Silmarillion narra o romance e a jornada épica de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se à união e, para permitir o casamento com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada. É este o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien de, juntos, roubar uma Silmaril do maior de todos os seres malignos, Morgoth, o Sombrio Inimigo do Mundo.

Mitologia Nórdica

MITOLOGIA NÓRDICA, NEIL GAIMAN E O PODER DAS HISTÓRIAS | Resenha Pipoca Musical

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos comoDeuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Os mitos nórdicos estão em obras que se tornaram bastante populares, como os livros de J. R. R. Tolkien, a série de TV Game of Thrones, nas HQs e filmes da Marvel. E, em abril, estreia a adaptação de Deuses americanos para a TV.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.

Fahrenheit 451

FAHRENHEIT 451, DE RAY BRADBURY (#30)

O livro descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças ao ar livre. A leitura deixou de ser meio para aquisição de conhecimento crítico e tornou-se tão instrumental quanto a vida dos cidadãos, suficiente apenas para que saibam ler manuais e operar aparelhos. Fahrenheit 451 tornou-se um clássico não só na literatura, mas também no cinema. Em 1966, o diretor François Truffaut adaptou o livro e lançou o filme de mesmo nome estrelado por Oskar Werner e Julie Christie.

Eu sou a lenda

Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson

Escrito por Richard Matherson, este livro transmite o terror criado pela aventura no meio de um mundo cheio de vampiros. Onde o personagem é um sobrevivente considerado solitário, e que enfrenta a cada dia uma nova luta pela supervivência. A história é marcada pelo terror sentido pelo personagem principal que está sozinho no mundo, sem ninguém para acompanha-lo e acalmar seu medo. O filme estrelado por Will Smith não faz jus a essa brilhante história. Aqui você pode comprar o livro por um ótimo preço.

2001: uma odisseia no espaço

2001 - Uma Odisséia no Espaço | RESENHA

Este livro foi ao mesmo tempo lançado em forma de filme, no ano 1968. Escrito graças a Arthur Clarke, está baseado em sua obra anterior, chamada A Sentinela. Este livro lançado por ele trata sobre a influência dos seres situados fora do nosso planeta: os extraterrestres. Este é primeiro livro de Arthur C. Clarke, meu autor preferido do gênero, na lista, mas não será o único.

Vinte Mil Léguas Submarinas

Resenha#92 - Vinte mil léguas submarinas

Este foi um dos principais influenciadores do gênero de ficção cientifica. Escrito por Julio Verne. Este livro narra o fato ocorrido com os protagonistas aventurados no oceano a fim de descobrir o motivo pelo qual estava afetando os barcos, pois os mesmos não voltavam mais. A partir desse momento descobrem um submarino como causador do dano. Fato que naquela época ainda não era nem conhecido.

Neuromancer

Neuromancer, de William Gibson | Resenha | Livro Lab

Este livro foi um dos inspiradores para a criação do filme Matrix, então você consegue imaginar o quanto ele é incrível, não é? Escrito por William Gibson, a história trabalha um conceito de ligação de realidades e pessoas a traves de uma máquina, ou da tecnologia. É considerado um dos fundamentais para a criação do gênero de ficção científica.

Fundação

RESENHA: TRILOGIA DA FUNDAÇÃO (ISAAC ASIMOV)

Aos fanáticos e ansiosos em saber o futuro da humanidade, este é o livro ideal. Isaac Asimov conta a história de um cientifico matemático o qual descobre, a traves das histórias do passado, o que acontecerá com o futuro da humanidade. Uma das melhores séries literárias de todos os tempos!

Duna

Duna é um romance de ficção científica do escritor americano Frank Herbert considera uma das maiores obras de desse gênero já escritas. O livro mostra a vida do jovem Paul Atreides, que após a visita de uma mulher misteriosa, é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Esse planeta é fonte de melange, um produto com capacidade de aumentar a expectativa de vida e os poderes de presciência de alguns usuários que, por isso, passou a ser utilizado como moeda universal. A história cria uma complexa trama entre política, religião, ecologia, tecnologia e escolhas e consequências.

Mesmo sendo um livro fantástico, o diretor David Lynch conseguir fazer uma das piores adaptações literárias de todos os tempos. Até hoje espero por uma boa adaptação dessa obra para o cinema.

1984

2024 = 1984 | Livro 1984, de GEORGE ORWELL | Seja Uma Pessoa Melhor

Ninguém escapa da vigilância do Grande Irmão. Nas primeiras páginas você já entende porque esse livro de George Orwell é considerado um dos maiores clássicos da ficção e se tornou um enorme ícone pop (ou você não sacou a referência ao programa Big Brother?) Nele, você conhecerá a história de Winston, um personagem que vive aprisionado em uma sociedade totalitária completamente dominada pelo Estado. Nesse local, tudo é feito coletivamente, mas cada pessoa passa sua vida sozinha.

As Crônicas Marcianas

Resenha - As Crônicas Marcianas

O livro As Crônicas Marcianas, escrito por Ray Bradbury no começo dos anos 1950, conta histórias singelas, mas de uma profundidade única que só alguém conhecido como o poeta do renego poderia escrever. Essas crônicas na verdade são uma alegoria da humanidade, e a moral da história nos leva a crer que o mundo poderia dar certo se começássemos tudo de novo, em outro lugar, com um pequeno grupo de pessoas diferentes. Será?

Encontro com Rama

Arthur C. Clarke é um dos maiores mestres da ficção e Encontro com Rama é uma prova disso. Num futuro em que a humanidade colonizou boa parte do Sistema Solar, um misterioso artefato cilíndrico aparece na órbita do Sol. Uma equipe de astronautas é enviada para inspecionar o aparelho e descobre que se trata não de uma espaçonave, mas de um planeta inteiro, com um mar, cidades e criaturas vivas.

Qual é a rota de Rama e qual é o objetivo dos seus criadores? Essa é a questão que intriga os exploradores humanos, em meio a um complicado jogo de política interplanetária que opõe as colônias terráqueas do Sistema Solar.

Livros nerds de ficção ciêntifica

livros-nerds

Há algum tempo, escrevi uma matéria sobre Livros Nerds e que já rendeu muitas visitas. Para não repetir os livros, recomendo a leitura dela. Lá tem algumas excelentes obras de ficção cientificá como Guia do Mochileiro das Galáxias, Eu, Robô, A Guerra dos Mundos entre outros. Vai lá conferir esses livros!

Origem do gênero

Trata-se de uma literatura subgênero da ficção, onde o autor cria um contexto imaginária no que diz respeito às ciências e tecnologia, usando as descobertas, conhecimento cientificas e/ou inovações tecnológicas como base para o enredo, geralmente, compõe temas como viagens no tempo, universos paralelos, visitas extraterrestres, aventuras pelas galáxias.

Obras mais conhecidas: A Nascente (Ayn Rand ), Isaac Asimov Eu, Robô, Arthur C. Clarke Areias de Marte, Ray Bradbury Fahrenheit 451, Philip K. Dick Androides Sonham com Ovelhas Elétricas, A Máquina do Tempo (“The Time Machine” – 1895), A Guerra dos Mundos (“The War of the Worlds” – 1898), 2001: Uma Odisséia no Espaço (“2001: A Space Odyssey” – 1968)O Guia do Mochileiro das Galáxias, Neuromancer, Snow Crash.

A ficção cientifica, antes de mais nada, é uma profetização pela arte de narrar histórias, assim, sua importância está na possibilidade de quebras as barreiras que ainda não conhecemos, uma forma de saciar nossa curiosidade sobre o mundo, os oceanos e o universo de maneira criativa.

Listas por gênero

Se nenhum desses livros agradou, recomendo navegar por nossas listas de gênero, pois assim você pode conhecer muitas outras novidades.

Eaí, querido leitor, vai se jogar no mundo da literatura de ficção científica e ler todas essas obras? Aposto que sim! Não se esquece de contar tudo para gente nos comentários!

Leo Cruz

Especialista em criar aquilo que um dia você vai procurar no Google. Fã de Filmes, Séries e Animes, escreve diariamente no Deveserisso.

4 comentários sobre “Melhores Livros de Ficção Científica para ler em 2019

  1. Tem um game chamado Dune para Mega Drive. Eles estão num planeta desértico como no livro. Por causa disso eu vou ler rsrs

Comentários estão encerrado.