Peter Pan de James Matthew Barrie | Sinopse e Resumo


Peter Pan transporta crianças e adultos pra um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca – Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, o Capitão Gancho e seus piratas…

Sinopse: Do imaginário de um contador de histórias à literatura mundial, o personagem de James Matthew Barrie se consagrou e marcou gerações que perduram até com as histórias de Peter Pan ao lado dos meninos perdidos e dos irmãos Darling.

Criado para uma peça de teatro e em seguida indo para um livro homônimo muito lido, lembrado e adaptado ainda hoje, Peter Pan é um menino de idade e origem desconhecidas que vive na tão sonhada Terra do Nunca – lugar onde não há as obrigações da vida contemporânea; escola e muito menos dever de casa; mães; pais ou professores para dar puxões de orelhas. Há apenas nossa imaginação, pensamentos felizes e muita aventura.

Avaliação do Leitor de Peter Pan

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

O livro nos leva ao quarto dos irmãos Darling – Wendy, João e Miguel – que costuma ser visitado por Peter para que ele possa ouvir as histórias contadas pela mãe dos irmãos, a chamada Sra. Darling. Uma noite, ele entra no quarto das crianças e ao tentar recuperar sua sombra, que havia se soltado, acorda Wendy, a mais velha dos irmãos Darling, que acaba por acordar os outros irmãos para que conheçam Peter Pan, o protagonista das histórias que costumavam ouvir e acabam convencidos por Peter e Sininho a ir à Terra do Nunca junto a eles.

Na Terra do Nunca os irmãos Darling conhecem um mundo novo marcado pela ausência não só de pais, mas principalmente das responsabilidades que costumavam carregar em suas vidas em Londres. Os irmãos de deparam com a total liberdade de criarem suas próprias regras e viverem da maneira que quiserem em um lugar que a vida adulta nunca irá chamá-los – o que é um aspecto marcante em todo livro.

Os meninos perdidos, subordinados a Peter, vivem uma vida sem regras, sem horas para dormir ou comer, o que causa total estranhamento nos irmãos Darling. Mas a ausência de regras também faz com que os meninos possuam uma enorme carência de uma figura materna em suas vidas, uma vez vão para Terra do Nunca muito novos e são abandonados por Peter quando crescem. Com isso, eles não sabem muito sobre suas vidas com suas mães ou são proibidos de falarem sobre, colocando assim Wendy, a única menina a entrar para o bando dos Meninos Perdidos, no papel de mãe. E aí, o que você achou do livro Peter Pan? Conte para nós nos comentários!

2 comentários sobre “Peter Pan de James Matthew Barrie | Sinopse e Resumo

Comentários estão encerrado.