Quanta energia Yoda poderia gerar usando a Força?

Estou lendo um livro muito bom, chamado “E se?” de Randall Munroe, também conhecido como o criador do xkcd. O livro se poem a responder cientificamento algumas das perguntas mais absurdas do mundo e uma delas me fez lembrar vocês: “Quando de energia Yoda poderia gerar usando a Força?“. A explicação é cheia de contas, mas a resposta vai te surpreender. Vamos lá?

Confira também

Na página 164, Randall explica que a maior demonstração de poder do Yoda na trilogia original foi quando ele retirou a X-Wing do Luke de dentro de um pântano. No que diz respeito a mover objetos fisicamente, este foi facilmente o maior uso de energia pela Força que vimos de qualquer personagem da trilogia.

yoda-peso-x-wing

Agora vem a parte complexa dessa brincadeira. A energia necessária para levantar um objeto a uma altura h é igual à massa do objeto vezes a força da gravidade vezes a altura a que vamos levantar. A cena da X-Wing permitiu ao autor determinar um limite inferior no dispêndio de energia do Yoda.

Agora precisamos saber o peso da nave. O peso da X-Wing nunca foi canonicamente estabelecida, mas o seu comprimento sim, 12,5 metros. Um caça F-22 tem 19 metros de comprimento e pesa 19.700kg, então é possivel estimar que o X-wing tem aproximadamente 5,6 toneladas.

Depois, ele precisou definir a que velocidade que o X-wing estava se erguendo daquele pântano. Para isso, ele reassistiu à cena e cronometrou a taxa de ascensão enquanto ela subia da água.

yoda-cronometrando-x-wing

O trem de pouso frontal sai da água em cerca de três segundos e meio, e eu estimo que o trem tenha 1,4 metro de comprimento (baseado em uma cena de em que um membro da equipe passa rastejando por uma). Isso nos diz que a X-Wing estava sendo erguida a 0,39 m/s.

Por último, precisamos saber a força da gravidade em Dagobah. Apesar dos fãs de sci-fi serem obsessivos, não existe um catálogo de características geofísicas tão específicas de cada planeta visitado em Star Wars. Certo?

Errado. Você acabou de subestimar a mente coletiva dos fãs. A Wookiepedia tem esse catálogo, e ele nos informa que a gravidade na superfície de Dagobah é 0,9g.Combinando isso com a massa da X-Wing e a taxa de ascensão, temos nossa potência de pico:

yoda-energia-eletrica-potencia-de-pico

Isso é energia o bastante para fornecer energia a um quarteirão de casas suburbanas. Também é equivalente a 25 cavalos de potência, que é mais ou menos a potência do motor de um Smart Car elétrico. Pelos preços atuais de energia elétrica com base na tabela da AES Eletropaulo, o Yoda valeria cerca de R$ 3,81 por hora. Sendo assim, acho que seria um pouco dificil utilizá-lo como fonte de energia para uma cidade de grande porte como São Paulo, com seu consumo de 125 GWh, mas seria muito mais legal.

e-se-randall-munroe

Se você gostou dessa curiosidade, sugiro comprar o livro “E se?” da Companhia da Letras e além dessa, ver respostas a perguntas malucas como:

  • “E se, dere repente, a Terra e todos os objetos no solo parassem de girar mas a atmosfera mantivesse sua velocidade?”
  • “Se todas as pessoas na Terra apontassem uma caneta laser para a lua ao mesmo tempo, ela mudaria de cor?”
  • “Quanto tempo um submarino nuclear resistiria na órbita da Terra?”

Essa e muitas outras perguntas incríveis estão disponíveis no livro. Se quiser, você pode comprá-lo nesse link aqui.

https://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/12/yoda-usando-a-forca.jpghttps://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/12/yoda-usando-a-forca-150x150.jpgLeo CruzCuriosidades
Estou lendo um livro muito bom, chamado 'E se?' de Randall Munroe, também conhecido como o criador do xkcd. O livro se poem a responder cientificamento algumas das perguntas mais absurdas do mundo e uma delas me fez lembrar vocês: 'Quando de energia Yoda poderia gerar usando a Força?'....