Rap em Quadrinhos




Há um tempo atrás questionamos aqui sobre o rap ser o novo rock. Pelo crescimento exponencial e influência que ganhou culturalmente e socialmente nas últimas décadas, os aspectos visuais, comportamentais e estilísticos do movimento hip-hop são cada vez mais absorvidos pelo mainstream.

E a cultura pop costuma receber essa influência de forma massiva, mas em algumas situações o caminho é inverso e é interessante notar alguns projetos como o Rap em Quadrinhos. Em um trabalho conjunto em que Gil Santos, do canal Load Comics e o ilustrador Wagner Loud transformaram ícones do rap nacional em heróis dos quadrinhos.

De onde veio a ideia?

Após uma entrevista de Wagner Loud para Gil Santos no canal da Load Comics, surgiu a ideia de transportar o projeto que Loud colocava em capas de HQ’s grandes nomes do Punk Rock, a Punk Rock em Quadrinhos, para os artistas do rap nacional.

Utilizando as informações e roteiro de Gil, Loud caracteriza nomes como Mano Brown, Sabotage, Emicida, Karol Conka, Negra Li em personagens famosos das histórias em quadrinhos. A composição respeita os elementos característicos das HQ’s de cada herói, como as fontes e enquadramentos, assim como integra traços da personalidade e importância dos músicos com a história de cada herói.

Quem é quem e porquê?

O mais interessante desse trabalho é a identificação e o senso de pertencimento existente na correlação das histórias dos personagens, como cada arte recebe uma explicação, para os conhecedores do movimento hip-hop é facilmente defectível o motivo de cada escolha.

Para saber a explicação completa sobre essas escolhas, vale acompanhar o perfil do Instagram da Load Comics que vai adicionando periodicamente novas ilustrações. Nomes como MC Marechal, Rodrigo Ogi e RZO estão cotados para aparecer no projeto. A intenção é realizar uma exposição futuramente com a série completa.

Veja as artes já lançadas do Rap em Quadrinhos:

Conheça mais sobre o projeto Rap em Quadrinhos no vídeo abaixo:

E aí, gostou de ver artistas do rap nacional como personagens de histórias em quadrinhos? Conte pra gente nos comentários!

https://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/08/projeto-rap-em-quadrinhos-01-1024x575.jpghttps://www.deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/08/projeto-rap-em-quadrinhos-01-150x150.jpgIkie ArjonaLivros e QuadrinhosMusica
Há um tempo atrás questionamos aqui sobre o rap ser o novo rock. Pelo crescimento exponencial e influência que ganhou culturalmente e socialmente nas últimas décadas, os aspectos visuais, comportamentais e estilísticos do movimento hip-hop são cada vez mais absorvidos pelo mainstream. E a cultura pop costuma receber essa influência...