Como encontrar Trabalho Voluntário no Exterior

Hoje o fundador do projeto Nego Vai Longe inicia uma nova série de posts aqui no blog. Ele irá ensinar como viajar completamente de graça!

Isso mesmo, serão 5 posts que irão te ensinar como viajar sem gastar um real. Esse é o primeiro post da série e, quando finalizados, todos estarão disponíveis nesse link.

Quem sou eu?

Meu nome é Vinícius de Castro, sou fundador do Nego Vai Longe e durante meu mochilão pela Europa aprendi diversos “macetes” que me ajudaram a viajar por mais tempo gastando bem menos dinheiro. Usando um desses truques, por exemplo, eu consegui viver na Albânia durante 45 dias gastando 1 euro por dia.

Como fazer trabalho voluntário no exterior?

Existem diversos sites que conectam entidades (empresas ou pessoas) que estão a procura de voluntários. Essas entidades que recebem voluntários são chamados de “hosts” ou, em bom português, anfitriões.

[wbcr_php_snippet id=’53103′]

Existem anfriões em diversos países do mundo e, geralmente, os voluntários que vão trabalhar em seus projetos são viajantes interessados em viajar barato e/ou pessoas acumulando experiência por meio de trabalho voluntário.

Em troca do seu trabalho, o anfitrião vai te fornecer um hospedagem, as vezes comida e, se você for sortudo, algo extra (enquanto eu tralhava na fazenda orgânico abaixo, tive algumas aulas de yoga dono do projeto).

Listei aqui os maiores sites de voluntários, sendo a maioria deles em inglês, e eles possuem, em sua grande maioria, uma mecânica muito simples.

  • Você se cadastra em uma das plataformas abaixo (todas elas são pagas)
  • Configure o seu perfil de voluntário (essa parte é de extrema importância pois é tipo um “CV descolado”)
  • Use o campo de busca para buscar um voluntariado que lhe interesse (as oportunidades são bem variadas: cuidar cavalos, ser recepcionista em albergues, trabalhar em fazendas orgânicas, etc..)
  • Envie um pedido a pessoa/empresa que esta procurando ajuda e torça pela resposta.

Simples assim.

Minhas experiências fazendo trabalho voluntário no exterior foram: dois albergues na Cróacia, dois albergues na Sérvia, um albergue na Albânia, uma fazenda de cavalos na Grécia, uma fazenda de azeitonas na Grécia e uma fazenda de compostagem na Bulgária. Irado né? Tu pode ver algumas das fotos desses milhares de projetos na nossa página do Facebook.

[insert_php] include(TEMPLATEPATH . ‘/relacionados.php’); ?> [/insert_php]

7 Sites para encontrar trabalho voluntário no exterior

Worldpackers: Esse foi o primeiro website que usei para encontrar trabalho voluntário. Só existem vagas em albergues nesse site. Ponto positivo: o site faz um controle bem bacana dos anfitriões, ou seja, a chance do host te responder rapidamente e te aceitar é bem alta! Ponto negativo: você tem que pagar toda vez que encontra um trabalho.

Workaway: Esse é o website que descobri no meio da minha viagem! Até fiz um post sobre a plataforma, que para mim, sem sombra de dúvida é o melhor site para trabalhos voluntários no exterior. Ponto positivo: Tem muitas opções de hosts e é barato (80 reais por ano). Ponto negativo: as vezes você precisa mandar 20 mensagens para conseguir um trabalho voluntário.

Helpx: Até onde eu sei, esse é o site mais antigo do segmento! Talvez por isso o site deles seja tão feio rsrsrs. Mas não se engane elas aparências, o site é confiável e conheci gente que encontrou trabalho voluntário via Helpx e adoraram a experiência!

AISEC: Essa organização já tem uma pegada mais focada no mercado de trabalho mesmo. Por exemplo, os voluntários da AISEC sempre “trabalham” em um clima mais “coorporativo” mesmo. Ao conseguir um trabalho que você vai trabalhar em uma ONG, empresa ou Start-up! Eu não vou dar minha opinião pessoal aqui pois não usei o serviço mas tu pode conferir mais informações no site deles

WOOF, Idealist e Volunter match: Esses são alguns outros sites que você pode encontrar serviço voluntário. Eu não utilizei a plataforma deles e não conheci ninguém que o fez porém eu os encontrei enquanto pesquisava o tema para escrever esse post e eles parecem ser bem recomendados pelos gringos!

Enfim, esse foi a primeiro post da série “como viajar de graça” e o plano é convidar a Juliana Arthusa, dona do Virando Gringa, para escrever o próximo post da série! Ela manja MUITO sobre bolsas de estudo no exterior (já conseguiu 2) e eu espero que ela possa dividir um pouco de sua experiência com a gente! Se tu for o tipo de pessoa que não sabe esperar, tu já pode ir dando uma olhada no trabalho dela aqui.

Por hoje é isso ai pessoal, espero que tenham gostado do post e eu adoraria dos comentários de vocês sobre o assunto =)